< Voltar à página principal

Prefeitura de São Jorge do Ivaí utiliza Plataforma Maptriz para modernizar gestão de arborização

Com a elaboração do Plano de Arborização Urbana, pela DRZ Geotecnologia/Gestão Ambiental, a Prefeitura de São Jorge do Ivaí também investiu em solução para gestão inteligente, com o módulo Smart Arborização - Sistema de Gestão de Arborização Urbana, da Plataforma Maptriz Smart City.

Com o sistema, a Prefeitura tem a base cartográfica da cidade integrada ao cadastro de árvores, e o mapa unificado do município pode ser visualizado na tela em um único ambiente.

Entre as várias funcionalidades do sistema, na Análise Geográfica o mapa online apresenta o cadastro georreferenciado de cada uma das 3.741 árvores, com suas características e do local onde está, e se há ordens de serviço para vistoria, execução ou solicitação de reparo. O sistema pode ser alimentado com inclusão de novas árvores.

Recursos para atividades de campo, monitoramento de equipes de campo, requerimentos, orçamento de manejo, cadastros básicos, elaboração de relatórios temáticos, estão entre as demais funcionalidades que tornam o Smart Arborização uma solução completa para o gestor público fazer o planejamento das ações em campo.

TREINAMENTO, CUSTOMIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE TEMPO E RECURSOS

A equipe da secretaria do Meio Ambiente recebeu todo o treinamento necessário para utilizar a ferramenta em todo seu potencial. “O treinamento foi excelente. É um sistema muito fácil de ser operacionalizado e o mais importante, tivemos a oportunidade de solicitar melhorias para torná-lo adequado as nossas demandas. Ser totalmente customizável é uma das grandes qualidades do Smart Arborização”, afirma o secretário de TI, Leonardo Ambrósio. “Não conhecíamos uma tecnologia tão robusta como esta. É uma solução que recomendamos para todas as prefeituras.”

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Airton Dias, afirma que o conhecimento adquirido com o treinamento será compartilhado inclusive com outros municípios. “Muitas prefeituras têm nos procurado para conhecer esta solução. Com o treinamento, poderemos passar mais informações para estas prefeituras também. Trabalhar com a Maptriz e a DRZ foi muito satisfatório, cumpriram com todas as nossas expectativas.”

A diretora de Meio Ambiente, Rafaela Guiete também ficou bastante satisfeita com a solução. “O grande ganho para nós é a otimização de tempo e recursos que esta tecnologia vai nos proporcionar.”

O Smart Arborização está sendo utilizado em vários outros municípios.